Obra espírita é criada com ajuda da inteligência artificial

Obra espírita é criada com ajuda da inteligência artificial

Obra espírita é criada com ajuda da inteligência artificial

  

Livro mostra imagens inspiradas em psicografias de vários médiuns

Por Ana Elizabeth Diniz Especial para O TEMPO
Publicado em 23 de julho de 2024 | 03:00
Nasce a primeira obra espírita criada com a ajuda da inteligência artificial: “Cidades Espirituais”, livro que descreve e ilustra as esferas espirituais. O autor é o peruano, nascido em Arequipa, Luis Hu Rivas, que se tornou espírita aos 17 anos, quando conheceu as obras e o pensamento racional de Allan Kardec. “A partir daquele momento, desenvolvi uma paixão pelo conhecimento e pela filosofia espírita”, diz Rivas.

O designer gráfico, que é autor de mais de 90 livros, com mais de meio milhão de exemplares vendidos em todo o mundo, alguns traduzidos para cinco idiomas, acredita que essa seja a primeira obra espírita a usar a inteligência artificial.

“Utilizamos mais de cem ilustrações para representar as esferas do mundo espiritual, desde a do Cristo até as regiões sombrias do umbral, tornando o livro artístico, bonito e de alta qualidade visual. A nitidez dos detalhes faz com que as imagens pareçam fotografias, transportando o leitor a uma viagem pelas diferentes moradas da casa do Pai”.

Até chegar a esse recurso, Rivas trabalhou com diversos tipos de equipamentos que o ajudaram a transformar pensamentos em cores e formas. “Desde o uso de aquarela e aerógrafos até o surgimento do computador e o uso de software para tratamento de imagens, minha trajetória tem sido marcada pela evolução tecnológica”.

 

O autor diz que a inteligência artificial tem possibilitado a ele “plasmar com maior qualidade as narrativas mediúnicas do plano espiritual, tornando-as reais e visíveis”. “Aplicar essas ferramentas para o bem permite mostrar uma realidade que antes estava apenas nos livros, escrita em texto, e que agora se torna visível graças à tecnologia aliada à arte”.

Ele revela como ocorre seu processo criativo. “Desde jovem tenho experiências de desdobramento com bastante nitidez. Em algumas dessas ocasiões, quando saio do corpo, observo diversas regiões do mundo espiritual. Nesses momentos, vejo equipamentos, meios de transporte e alta tecnologia, assim como as deformações nos perispíritos dos desencarnados e as situações lamentáveis daqueles que seguiram pelo caminho do crime e do vício”.

Ele conta que, no Peru, vivenciou diversos fenômenos mediúnicos, que se mostraram mais comuns do que ele imaginava. “Minha curiosidade e espírito de pesquisa me levaram a investigar o que estava por trás desses fenômenos. No Brasil, tive a oportunidade de conviver de perto com muitos médiuns e observar diversos contatos espirituais, o que reforçou minhas convicções”.

“Cidades Espirituais”, em suas 64 páginas, “leva o leitor a uma jornada visual e informativa, explorando desde as esferas mais elevadas, próximas de Cristo, até as regiões mais sombrias e complexas do umbral. São ilustrações detalhadas, com informações valiosas, oferecendo uma visão profunda e esclarecedora dos diversos locais espirituais que circundam a Terra”, ressalta o designer.

Despertar para outras realidades

Entre as dezenas de imagens fantásticas que traduzem as colônias espirituais na Terra e outros planetas, Rivas cita a estação espiritual Rio do Tempo, localizada na órbita da Terra. “Ela é tão grande que lembra uma versão vertical e mais moderna da ilha de Manhattan e reúne espíritos de cientistas e engenheiros, como Nikola Tesla, Thomas Edison, entre outros”, conta Luis Hu Rivas.

Ele comenta que tem realizado pesquisas sobre a transcomunicação instrumental e recebido mensagens e imagens satisfatórias, ainda de forma experimental. “É um campo gigante esse contato com os irmãos do além por meio de aparelhos eletrônicos”.

O designer pretende com esse livro “despertar consciências, acordar as pessoas para sua realidade espiritual e trazer uma nova perspectiva da vida”. “Tornar visível tudo o que foi escrito pelos espíritos superiores por meio de grandes médiuns, como Chico Xavier, Yvonne Pereira e Divaldo Franco”, finaliza. (AED)

Lançamento

“Cidades Espirituais”

Luis Hu Rivas

64 páginas

Fonte: 
https://www.otempo.com.br/esoterico/2024/7/23/obra-espirita-e-criada-com-ajuda-da-inteligencia-artificial-







Voltar para o blog